Posted by : Vanderlei Campos segunda-feira, 17 de agosto de 2009

“’Ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher trate o marido com todo o respeito. Filhos obedeçam a seus pais... Pais não irritem seus filhos’; ‘...cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus’ ” (Efésios 5:33 - 6:1-4; I Timóteo 5:4).

Uma das qualidades das famílias saudáveis, segundo o psicólogo e Pr. Jorge Maldonado, é que elas “têm estruturas consistentes e flexíveis”. Esta afirmação foi feita, no 15º. Congresso do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos do Brasil. Nos meses anteriores, já estudamos outras duas qualidades: a Capacidade de Perdoar e Vivenciar Valores Espirituais (www.sergioemagalileoto.com.br).
Segundo Maldonado, as famílias necessitam saber quem está no comando, quais são as regras e os limites, quem provê, educa e disciplina os filhos, quem cuida dos enfermos, etc. A consciência desta estrutura familiar será de vital importância em momentos de transição, vulnerabilidade e crise, tão comuns aos dias de hoje.
As famílias vivem entre duas forças simultâneas e aparentemente contraditórias: ESTABILIDADE e MUDANÇA. Ainda que em permanente busca de equilíbrio, as famílias saudáveis são as que têm estruturas que dão estabilidade e ao mesmo tempo têm suficiente flexibilidade para acomodar as novas e contínuas mudanças.
Exemplo: Imagine uma família cujo sustento venha de cinco pessoas que trabalham - ela passa por um momento de estabilidade e tem um determinado padrão de vida. Quando três destas pessoas perdem seus empregos (instabilidade) a família precisa fazer rapidamente mudanças (cortar gastos, parar com atividades, mudar costumes, etc.) até que o desemprego acabe. Esta é uma família SAUDÁVEL, pois foi flexível no momento da crise sem perder os valores básicos de autoridade dos pais, respeito mútuo, solidariedade, etc.
As famílias menos funcionais têm demasiada ou pouca estrutura, os pais usam a coerção, enfatizam as más condutas, focam-se nos fracassos, no controle e no castigo. Quando passam por mudanças ou crises não há uma clara liderança e desenvolvem a ansiedade e confusão.
Já que as mudanças sempre existirão em nossas vidas, a flexibilidade permite que a mudança seja aceita e processada. A capacidade que uma família tenha de fazer ajustes, quando são necessários, sempre será um sinal de saúde.
A habilidade do casal negociar e renegociar soluções de forma conjunta é mostra de flexibilidade e maturidade. A rigidez de um casal tende ao estresse, à desunião e à enfermidade. Mas o casal flexível, ao contrário, se transforma numa forte coalizão onde o poder e a liderança são compartilhadas de acordo com a necessidade.
Também está presente na estrutura de uma família saudável a noção de pertencer a uma rede de parentes, a um grupo étnico particular, a uma herança cultural específica, a uma comunidade de fé. Conexões com parentes, com a comunidade, redes de apoio, incluindo a família da fé são uma espécie de “rede salvadora” em momentos de tensão, adversidades e crises.
Famílias saudáveis enfrentam os problemas da vida sem perder sua estrutura básica. São flexíveis, fazem ajustes e aprendem com as dificuldades. Sua família está saudável?

O casal Sergio e Magali Leoto atuam desde 1975 no ministério entre adolescentes, jovens, casais e família. Além de palestras, Sérgio e Magali possuem livros e diversos artigos publicados sobre assuntos de seu ministério.

Conheça mais sobre o trabalho do pastor Sérgio Leoto e Magali, acessando o site www.sergioemagalileoto.com.br

Entendendo e apoiando o trabalho dos irmãos Sérgio e Magali, a partir deste post é minha intenção colocar uma série de mensagens e artigos por eles autorizados, referentes à família.

Louvo a Deus pela oportunidade de acrescentar estes textos ao blog e pela vida de ambos. Que DEUS os abençoe ricamente, como eles têm abençoado a igreja brasileira com sua obra, trabalho, ministérios e exemplo de vida.

Sejam bem vindos, queridos amigos!

Vanderlei Campos, editor.

Mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Papo a sério -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -